Facebook Pixel Fallback
MENU

especialidades

Saúde sem barreiras: A jornada para uma vida livre de alergias.

Alergia e Imunologia

Conteúdos exclusivos

Você que é cliente, colaborador ou médico Unimed, temos um portal com conteúdos exclusívos.

Cursos, Vídeos, Dicas, Matérias e muito mais, faça o login agora.

Alergista e Imunologista

Alergia e Imunologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao sistema imunológico. Este sistema é o responsável por defender nosso corpo contra infecções e outras condições. Quando algo dá errado com ele, podemos desenvolver alergias, que ocorrem quando o sistema imunológico reage a substâncias normalmente inofensivas, ou doenças autoimunes, onde o sistema ataca por engano as próprias células do corpo.

O QUE FAZ UM ALERGOLOGISTA OU ALERGISTA E IMUNOLOGISTA?
O alergista ou imunologista é o médico especializado em tratar problemas relacionados às alergias e ao sistema imunológico. Eles realizam testes para identificar a quais substâncias uma pessoa é alérgica (alérgenos) e prescrevem tratamentos para ajudar a controlar as reações alérgicas. Isso pode incluir medicamentos, imunoterapia (vacinas para alergias) ou recomendações para evitar os alérgenos. Além disso, esses especialistas tratam doenças autoimunes e imunodeficiências, onde a capacidade do corpo de se defender contra doenças está comprometida.

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS DOENÇAS TRATADAS PELA ESPECIALIDADE

  • Alergias respiratórias: como rinite alérgica e asma.
  • Alergias cutâneas: como dermatite atópica (eczema) e urticária.
  • Alergias alimentares: reações a certos alimentos.
  • Reações a picadas de insetos: como alergias a abelhas ou formigas.
  • Imunodeficiências: como a Imunodeficiência Primária, onde o sistema imunológico é naturalmente fraco.
  • Doenças autoimunes: condições em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo, como artrite reumatoide e lúpus.

QUANDO PROCURAR A ESPECIALIDADE?

Você deve considerar procurar um alergista se estiver experimentando sintomas de reações alérgicas frequentes, como espirros, coceira, erupções cutâneas, dificuldade para respirar ou problemas digestivos após comer certos alimentos. Também é importante consultar este especialista se você suspeitar de uma imunodeficiência ou se tiver doenças autoimunes:

Sinais de Imunodeficiência

  1. Infecções frequentes: Ter infecções recorrentes, como sinusite, bronquite, pneumonia, ou otite, mais frequentemente do que o normal pode ser um sinal de imunodeficiência. Isso é especialmente relevante se as infecções são graves, difíceis de tratar, ou se você demora mais do que o esperado para se recuperar.
  2. Antibióticos frequentemente necessários: A necessidade de múltiplos ciclos de antibióticos ou a observação de que as infecções só melhoram com terapia antibiótica de espectro mais amplo pode indicar uma imunodeficiência.
  3. Crescimento lento ou problemas de desenvolvimento em crianças: Em alguns casos, uma imunodeficiência pode afetar o crescimento e o desenvolvimento normal.
  4. Infecções incomuns ou graves: A ocorrência de infecções por microrganismos que normalmente não causam doenças em pessoas com sistemas imunológicos saudáveis pode ser um sinal de alerta.

Sinais de Doenças Autoimunes

  1. Fadiga persistente: Sentir-se extremamente cansado sem uma razão aparente pode ser um sinal de uma doença autoimune.
  2. Dor e inchaço nas articulações: Inflamação nas articulações que causa dor e inchaço pode indicar condições como artrite reumatoide.
  3. Problemas de pele: Eczema, psoríase ou lúpus cutâneo são exemplos de condições autoimunes que afetam a pele:
    - Psoríase: Placas vermelhas e escamosas, especialmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco; Pele seca e rachada: A pele pode sangrar com facilidade; Coceira, queimação e dor: Essas sensações podem ser especialmente intensas nas áreas afetadas; Unhas espessadas ou com sulcos: As unhas podem se descolar do leito ungueal e Rigidez e inchaço nas articulações: Em alguns casos, pode ocorrer artrite psoriásica, afetando as articulações.
    -
    Lúpus Cutâneo: lesões cutâneas que podem aparecer ou se agravar com a exposição ao sol. Os sintomas podem variar dependendo do tipo específico de lúpus cutâneo, mas geralmente incluem: Erupção cutânea em forma de borboleta: Uma das marcas registradas do lúpus, essa erupção aparece nas bochechas e na ponte do nariz; Lesões cutâneas que aparecem ou pioram com a exposição ao sol: Podem ocorrer em qualquer área do corpo exposta ao sol; Feridas na pele: Estas podem ocorrer sem dor, principalmente em áreas expostas ao sol e Alterações na cor da pele: Pode haver descoloração ou sensibilidade ao sol.
  1. Alterações no peso e na temperatura corporal: Flutuações de peso sem mudanças na dieta ou no exercício, ou sentir-se frequentemente muito quente ou frio, podem ser sintomas de doenças autoimunes que afetam a tireoide, como a doença de Graves ou a tireoidite de Hashimoto.
  2. Sintomas gastrointestinais: Doenças como a doença celíaca ou a doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn ou Colite Ulcerativa) podem apresentar sintomas gastrointestinais significativos: Diarreia Crônica: Um dos sintomas mais comuns e debilitantes, a diarreia pode ser frequente e intensa, muitas vezes acompanhada de sangue em casos mais graves de Colite Ulcerativa; Dor Abdominal e Cólicas: A inflamação e úlceras no intestino podem causar dor significativa e desconforto abdominal. A localização e intensidade da dor podem variar dependendo da área afetada do trato gastrointestinal e Perda de Peso e Falta de Apetite.
  3. Problemas neurológicos: Sintomas como formigamentos, fraqueza, ou perda de coordenação podem indicar doenças autoimunes que afetam o sistema nervoso.

Se você apresenta algum desses sinais ou sintomas persistentemente, é importante procurar um especialista em Alergia e Imunologia para uma avaliação detalhada. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para gerenciar essas condições e melhorar a qualidade de vida.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO MÉDICO PELA ESPECIALIDADE DE ALERGIA E IMUNOLOGIA NA UNIMED DE BAURU
A UNIMED de Bauru oferece atendimento em Alergia e Imunologia com excelência ao disponibilizar acesso a especialistas qualificados e experientes, fornecem informações claras sobre os serviços oferecidos e garantem suporte durante todo o processo de diagnóstico e tratamento. A excelência no atendimento pode ser caracterizada por:

  • Facilidade no agendamento de consultas e exames.
  • Uso de tecnologias avançadas para diagnóstico e tratamento.
  • Atendimento humanizado, considerando as necessidades e preocupações de cada paciente.
  • Acesso a tratamentos modernos, incluindo imunoterapia.
  • Programas de educação para pacientes, ajudando-os a entender suas condições e como gerenciá-las.

Escolher a UNIMED de Bauru que valoriza a excelência no atendimento em Alergia e Imunologia significa ter a tranquilidade de que você e sua família receberão cuidados de qualidade, com profissionais com certificação plena e dedicados a melhorar sua saúde e bem-estar.

Corpo clínico que atende alergia e imunologia

DANIELA T. RIGOTTO BANNWART, DRA.

DENISE BARCELOS BORGES BARROS, DRA.

FREDERICO BONATI, DR

JORGIANA SCHIAVON BUENO, DRA.

Materias sobre alergia e imunologia

05/06/2024

Revolução na Saúde Global: Construção do Maior Conjunto de Dados Imunológicos do Mundo

Construção do maior conjunto de dados imunológicos do mundo em nível populacional e alimentando modelos de IA preditivos e mecanicistas do sistema...

05/06/2024

Explorando os horizontes da biologia sintética na imunidade humana: um convite à leitura

A biologia sintética no campo da imunidade humana representa uma das fronteiras mais emocionantes e promissoras da pesquisa biomédica internacional....

10/06/2024

Vacina investigacional de dose única contra o vírus da dengue

Dois vacinas contra o vírus da dengue estão comercialmente disponíveis, CYD-TDV (Dengvaxia) e TAK-003 (Qdenga); ambas requerem múltiplas doses. Em um...

Siga o CEHUB:
Seja um associado

Associe-se a Unimed Bauru