Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, realiza o diagnóstico, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais, da biomecânica e funcionalidade humana, intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
Baseia-se no entendimento das estruturas e funções do corpo humano e no estudo das ciências biológicas e da saúde, fundamentando suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, tais como, ciências morfológicas, ciências fisiológicas, patologia, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesia, além das disciplinas comportamentais e sociais.
Tem como objetivo preservar, manter, desenvolver, restaurar e reabilitar a integridade de órgãos, sistemas e/ou funções do paciente.
Área de Atuação:
O fisioterapeuta é responsável por aplicar e auxiliar na execução dos métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
Trabalha com a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a ordenação e a indução do paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Atuando com as terapias manuais, exercícios e utilização de aparelhos como ultrassom, laser e biofeedback o fisioterapeuta busca prevenir enfermidades, fazer o tratamento de distúrbios e reabilitar o organismo. Assim, o paciente tem uma melhora na qualidade de vida, ganhando mais autonomia.