A Cirurgia Torácica é uma especialidade abrangente e fundamental, dedicada ao tratamento de uma variedade de condições e doenças que afetam o tórax. A formação destes especialistas é intensa e requer conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e patologia do sistema respiratório e das estruturas relacionadas. Seu papel é crucial tanto no manejo clínico quanto no cirúrgico de diversas patologias torácicas.
CIRURGIÃO TORÁCICO
Especialidade médica responsável pelo tratamento de patologias no sistema respiratório (traqueia, brônquios, pulmões, pleuras e mediastino) e intervenções no tórax (tecidos, ossos e músculos), passíveis de abordagem cirúrgica, além de outras enfermidades, como o câncer de pulmão.
A exceção são as doenças que acometem o coração e grandes vasos, tratadas pela Cirurgia Cardiovascular.
Áreas de atuação:
O cirurgião torácico realiza procedimentos para o tratamento de doenças, tais como:
- Ressecção de tumores pulmonares,
- Tratamento de pneumotórax (acúmulo de ar entre o pulmão e a parede torácica),
- Procedimentos no esôfago, como a correção de hérnias de hiato
- Broncoscopia: médico examina visualmente as vias aéreas de um paciente para diagnosticar, monitorar ou tratar condições pulmonares. O instrumento usado para este exame é chamado broncoscópio, que é um tubo flexível fino equipado com uma fonte de luz e uma câmera na extremidade
- Biópsia: Extração de uma pequena amostra de tecido pulmonar ou mediastinal para análise e diagnóstico em exame, sob o microscópio, pelo médico patologista
- Drenagem de derrame pleural: Derrame pleural é quando há acúmulo de líquido no espaço entre os dois finos tecidos (chamados de pleuras) que revestem os pulmões e o interior da parede torácica
- Cirurgia da hiperidrose (produção excessiva de suor, muito além do que seria necessário para regular a temperatura corporal),
- Videotoracoscopia: Esta é uma abordagem geral que se refere à inspeção do espaço pleural, pulmão ou mediastino usando uma câmera (toracoscópio). Pode ser usado tanto para procedimentos diagnósticos quanto terapêuticos.
- Cirurgia torácica vídeo-assistida (VATS): Este é um tipo mais específico de cirurgia torácica que é assistida por vídeo. Enquanto a videotoracoscopia pode ser mais "passiva" (como olhar dentro do tórax para diagnóstico), o VATS geralmente implica em procedimentos mais ativos, como a remoção de tecidos ou tumores. A principal vantagem do VATS é que ele permite cirurgias torácicas complexas a serem realizadas através de pequenas incisões, em vez de grandes toracotomias
- Cirurgia robótica: é uma subcategoria da cirurgia minimamente invasiva, e o sistema robótico mais amplamente reconhecido e utilizado é o sistema da Vinci, disponível na UNIMED de Bauru. Benefícios da cirurgia robótica em cirurgia torácica são a Visão 3D e Alta Resolução, Precisão e Controle, Flexibilidade, Menor Trauma. Suas aplicações na cirurgia torácica é sua utilização em procedimentos como lobectomias (remoção de um lóbulo do pulmão), ressecções do esôfago, timectomias (remoção do timo), entre outros.
- Proporcionam ao paciente uma recuperação mais rápida, menor dor no pós-operatório e cicatrizes menores.
- Fraturas de costela: O cirurgião torácico desempenha um papel importante na assistência a pacientes com fraturas de costelas, especialmente quando essas fraturas são graves, múltiplas ou estão associadas a lesões internas
- Intervenções estéticas: em correção de deformidades na parede torácica, como o pectus excavatum (peito escavado) e o pectus carinatum (peito estufado).
- Traqueostomias: realizadas para criar uma abertura direta na traqueia, auxiliando na respiração.
- Instalação de catéter totalmente implantável, por exemplo, Port-A-Cath: A instalação e manutenção deste tipo de catéter requerem conhecimento especializado e habilidades técnicas, frequentemente, os cirurgiões torácicos estão envolvidos na inserção desses dispositivos, que fornecem acesso venoso de longo prazo. São úteis para administração regular de medicamentos, nutrição parenteral ou coleta de sangue. Estes catéteres são colocados sob a pele, com o catéter inserido em uma veia, tipicamente a veia subclávia, de modo que seu extremo fique próximo ao coração.
- Transplante de órgãos: O cirurgião torácico é um dos profissionais-chave envolvidos no transplante de órgãos que pertencem à cavidade torácica, como o coração e os pulmões. A relação entre transplante de órgãos e cirurgia torácica é profundamente interligada, e a expertise desse especialista é fundamental em vários aspectos do processo de transplante.
Além do tratamento cirúrgico, o cirurgião torácico é capacitado para realizar procedimentos terapêuticos endoscópicos, como colocação de stents traqueais e esofágicos.
Há também a Cirurgia Torácica Pediátrica, uma subespecialidade, é realizada em recém-nascidos, bebês e crianças de diversas idades, e a Cirurgia Torácica Oncológica que envolve o tratamento cirúrgico de tumores nessa região do corpo.
O cirurgião torácico, devido seu amplo campo de atuação, pode atuar em conjunto com vários especialistas de outras áreas, como anestesiologistas, infectologistas, pneumologistas, radioterapeutas, oncologistas e cardiologistas.
A cirurgia torácica oferece soluções para uma variedade de condições que afetam o tórax. As técnicas modernas utilizadas pelos nossos cirurgiões torácicos garantem procedimentos seguros, com menos complicações e tempos de recuperação mais curtos. Para pacientes que necessitam de tratamentos contínuos, como quimioterapia, a instalação de um catéter totalmente implantável pode ser uma excelente opção, facilitando a administração de medicamentos e melhorando a qualidade de vida.
Para quem busca um tratamento ou cirurgia na região do tórax, é fundamental contar com a expertise e o conhecimento de um cirurgião torácico reconhecido por sua formação, critério indispensável aos nossos médicos da Unimed de Bauru. Nossos especialistas estão preparados para diagnosticar, tratar e acompanhar o paciente, garantindo uma abordagem completa e o melhor desfecho possível.
Seja por razões estéticas, funcionais ou para o tratamento de doenças torácicas, o cirurgião torácico é o profissional indicado para cuidar de você.